terça-feira, 16 de junho de 2009

O mundinHo pequEno!


Êta mundinho pequeno! Êta, êta, êta!!!! O incomodomo geral da nação! É isso, mexou com eles mexou com o mundo! Como pode um país ditar regras para todos, como? Que droga de poder é esse? Alguns dias escuto em diversos noticiários o drama das eleições do Irã e do "medo" que seu armamento nuclear tem afligido os United States ou EUA. Pieguices a parte e muito sensacionalismo, o fato é que os norte americanos usam seu discurso para "comover "nações amigas (Reino unido, França, Itália...) no discurso de que o Irã desrespeita a sansão da ONU com a produção de usinas e armamentos nucleares. Mas me digam, quem é a ONU? Quem a controla indiretamente ou diretamente?Que as influencia? Me digam? Sinto muito, mas minha comoção não haverá. Sei que armamento nuclear é um assunto delicado, mas existem ações muito mais complexas que esta e muitas já foram feitas. Vamos testar um exemplo? Começamos pela invasão ao Irã na década de 70 e sua imposição política e cultural sobre a população. Esqueçeram? As mulheres começaram a vestir calças jeans e as crianças a tomar coca-cola, esqueceram? Sim? Pobre memória fulgaz! Vamos para a década de 90 e a invasão ao Iraque, o tal "inimigo", os donos do petróleo. Lembram? Viamos o alvo ao vivo, mísseis, bombas... Não virão? O espetáculo ao vivo! Dava até para entender sobre bandas pan cromáticas dos satélites, dos radares, sem falar que o uso do infravermelho virou o assunto da semana. Mas é claro que o progresso mundial era necessário e o inimigo precisava ser demolido. Só que não foi dessa vez! Novamente, uma nova missão inusitada, desta vez no século XXI, a ameaça agora era o regime Talibã, Bin Laden e Sadan, só que dessa vez a casa de Sadan caiu literalmente. Os norte americanos impuzeram sua democracia libertadora aos flagelados da guerra Afegã. E mais uma vez, sua invasão os "salvou" de uma vida injusta e miserável. Será? Que eu me lembre nada mudou, ou estou enganada?! Agora, os mesmos "perceberam" duas ameaças vigentes, a Corréia do Norte, comunista e o Irã, produtor de armamentos nucleraes. Assim sendo, o discurso agora é que seu exército deverá proteger o mundo de tal ameaça. Mas a sua imposição não ameaçou muitos mundos, muitos povos? Povos palestinos e judeus se degladiaram as custas de suas armas, do seu financiamento, guerrilhas em países africanos são custeadas com dinheiro norte americano, a Corréia do Sul reproduz o consumo e a exclusão do capitalismo americano... Então, amigos me desculpe. Prefiro as ameaças dos iraquianos, correanos do norte, africanos, palestinos... Eu prefiro! Pelo menos, eu vou dar a chance de outra nação impor seus valores, idéias, mesmo que errôneas ou insensatas, pelo menos eu vou dar a chance ao outro de se mostrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário