Porque falar deste filme? Pois é, por quê? A Excêntrica Família de Antônia é um filme fascinante, daqueles que você se envolve de tal forma com a história... Que você acredita que faz parte dela. Mas não foi só por isso que me fez escrever sobre esta obra, sim uma obra na minha opinião. Seus temas são conduzidos com leveza, tendo como temas o feminismo, a liberdade e os valores sociais de um pequena vila provinciana sediada na Europa. Esta sociedade machista confronta com ideais vanguardistas inerentes a figura de Antônia, personagem principal. Embora Giros conduza sua direção com suavidade, os temas não perdem sua importância, além de nos permitir diversas reflexões. A saga de Antonia comporta reflexões valiosas sobre o tipo de sociedade que vivemos, visto que estamos muito distantes do altruísmo alcançados por todos os membros daquela excêntrica família, principalmente no que diz respeito à aceitação as diferenças. A história é narrada por Antonia que conta sua saga familiar atravessada em três gerações; falando de força, de beleza e de escolhas que desafiam o tempo. Nesse universo conhecemos curiosos personagens, como o filósofo pessimista, a netinha superdotada, a filha lésbica, a avó louca, o padre herege, a amiga que adora procriar, a vizinha que sofre abusos sexuais e os muitos amigos que são acolhidos por sua generosidade. Não sei se posso chamar este grupo de uma sociedade, pois todos moram na propriedade de Antônia e desenvolvem atividades pré-estabelecidas: plantação e colheita. Ou seja, as tarefas são divididas para todos do grupo. Daí vem a minha idéia de sociedade. Pode ser até pretensão da minha parte chamar de sociedade este grupo de familiares, mas a generosidade de Antonia permite que neste espaço habitado por seus entes haja o respeito e aceitação às diferenças por todos, assim como a tolerância por parte dos moradores da vila. Enfim, aqui vai a minha dica de filme, espero que gostem, está certo? Então, desejo a todos uma boa sessão e boas reflexões!!!!Ah e não se esqueçam da pipoca!!!
A Excêntrica Família de Antônia é uma co-produção européia: Bélgica, Holanda e Inglaterra, dirigida por Mallen Giros. Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro.
A Excêntrica Família de Antônia é uma co-produção européia: Bélgica, Holanda e Inglaterra, dirigida por Mallen Giros. Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro.
tb adorei!!!!
ResponderExcluir