segunda-feira, 3 de agosto de 2009

É proibido PROIBRIR!

É PROIBIDO proibir! Decreto! Neste espaço não existe proibição... Aqui podemos voar e levar nossa imaginação, o nosso corpo, os nossos sentidos chegarem aonde quiser!!! Vamos viver a arte e fazê-la como o nosso meio de expressão... Atenuar nossas angustias, aflições e amarguras... Vamos permití-la!!! Este é o meu decreto! Por isso revelo para vocês a minha velha mania e explico o por quê do nosso tema: Proibido proibir... Hoje, ao sair do trabalho liguei o meu radinho como de praxe. Já é uma mania... Sair do trabalho e colocar o meu fone para escutar uma rádio em especial. Não sei porque, mas ainda guardo essa mania do meu pai, escutar rádio... Ouço várias coisas: música, coisas engraçadas e coisas trágicas... Faz parte da brincadeira. Mas hoje, eu escutei um desabafo que me chamou atenção... A telespectadora trazia um assunto interessante: a questão do fumo em Salvador. Vocês já sabem que outro dia eu escrevi sobre a questão da proibição ao tabagismo na cidade de São Paulo... Contudo, esta matéria me chamou a atenção porque se tratava da proibição do uso do cigarro em salas de arte, em particular da minha cidade; sobretudo, a relação do Estado quanto ao seu uso. A matéria dizia o seguinte: que ficaria terminantemente proibido o uso de cigarros em teatros, sendo assegurado por uma liminar do Ministério Público e com o aval do próprio Estado da Bahia... Bom, se você pensar no teatro como um local fechado, tudo bem. Mas a questão ia muito além do que imaginamos... Ficaria proibido a qualquer tipo de uso do mesmo nestes locais. Ou seja, um espetáculo teatral não poderia se utilizar do tal bendito... Um ator não poderia interpretar um personagem fumante. Ou melhor, o ato do seu personagem fumar em uma peça teatral ficaria proibido!!! Melhor dizendo, do mesmo fazer qualquer tipo de menção ao uso do tabaco. O ato de fumar em um teatro, por se tratar de um espaço fechado limitaria a arte da interpretação! Seria mais uma voz emudecida... Que incoerência, meu deusssss... Tamanha ignorância!!! Quem não quiser que não vá ao teatro assistir tal peça, mas proibir... É demais... É limitar a liberdade de representar... Resumindo, no mundo do faz de contas, da hipocrisia importamos posturas "politicamente corretas", aculturadas e sem criticidade alguma. O que é uma pena! Pois preferimos viver na falácia, na negação... Um verdadeiro extermínio a liberdade de expressão e ao diferente! Somos seres diversos e distintos... Temos direito de ser e fazer o que quisermos. Nosso corpo é o nosso espaço, o nosso templo. Embora, este espaço venha sido constantemente limado por pequenas ações... O que é muito perigoso... Hoje proibi o cigarro, amanhã o uso da bebida alcóolica, de comer fritura, o uso saia curta, ou de ser de outra religião que não seja as tais "politicamente corretas", ou por possuir outra orientação sexual, que não o heterossexualismo... E aí vamos... Sendo censurados pelas beiradas... Em doses homeopáticas... Uma pulga atrás da orelha de cada leitor! Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário